segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Tajá e sua gente

Esse livro aborda a história de um menino com deficiência física que, preocupado com a dependência que tem dos outros, constrói um carrinho puxado por um carneirinho. Tajá conhece um velhinho chamado Sr. Oscar que resolve comprar um sítio para descobrir a beleza da vida. O menino ao começar a trabalhar descobre o mundo e o convívio de amigos. Ao comprarem o sítio, o Sr. Oscar se sente feliz porque está realizando um velho sonho, e quando se deita à noite, depois de ouvir um ou dois de seus discos, não sente remorso por ver Tajá trabalhando em seu sítio. Mesmo sendo deficiente Tajá é muito útil e, por isso, sabe que não está se aproveitando do trabalho de ninguém.
E Tajá se sente feliz por ter conhecido e se associado a um homem muito especial, que lhe ensinou a não correr atrás do dinheiro pelo dinheiro, doença que ele esteve a ponto de adquirir, talvez para se compensar da deficiência que agora nem o incomodava mais.
Este é um livro recomendado para a leitura infanto-juvenil.

BIOGRAFIA: José J. Veiga nasceu em 1915, numa pequena fazenda do Estado de Goiás. aos 20 anos transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no comércio, no serviço público, entre outros. 
Formou-se em Direito e viveu na Inglaterra entre 1945 e 1949. De volta ao Brasil iniciou sua carreira de escritor em 1958, publicando  contos no jornal do Brasil. Seu primeiro livro - Os Cavalinhos de Platiplanto - foi publicado em 1959 e ganhou o prêmio Fábio Prado.
Laureado com inúmeros outros prêmios literários, tem seus livros publicados em diversos países.

Postado por Karicielly

Um comentário: