No livro "Pequena Antologia do Braga", o escritor revela o gosto que tinha pela leitura e faz o leitor sentir-se próximo das sensações que ele destaca. Possibilita ainda momentos de prazer trazidos pela leitura. Nesse livro Rubem Braga apresenta momentos já vividos no cotidiano. Ele recorda momentos de sua
infância em Cachoeira do Itapemirim.
Biografia: Rubem Braga começou a publicar crônicas aos quinze anos de idade, em 1928 e não parou mais, até 1990 quando faleceu. Foram mais de quinze mil textos sobre os mais variados assuntos e temas.
Para apresentar essa coletânea foram selecionados vinte e oito que envolvem bichos e plantas, lembranças, amor e palavras.
Rubem Braga é de cachoeira de Itapemirim no Espírito Santo. Nasceu em 12 de janeiro de 1913. Sua mãe Rachel Cardoso Coelho Braga era filha de um pequeno fazendeiro da região. Seu pai Francisco de Carvalho Braga, foi, entre muitas atividades, lavrador, comerciante, tabelião e o primeiro prefeito da cidade.
O menino Rubem aprendeu a ler em sua casa. Ao ir à escola, o Centro Operário e de Proteção Mútua, lá em Cachoeira, entrou logo no segundo ano primário, que seria hoje o segundo ano do primeiro grau, começou o secundário, ou seja, o equivalente ao segundo grau, no ginásio de Cachoeira e terminou o curso em Niterói. Desde sempre suas predileções era a leitura.
Postado por Angecineide.
Parabenizo a Prfª Jocileide e ao 3º EG "C" pela criação deste Blog, onde vem mostrar que a Leitura é o caminho para a formação e enriquecimento cultural do cidadão.Acompanhei de perto o trabalho desenvolvido pela Prfª Joci e sua turma, as pesquisas na Biblioteca, a busca pelo livro,etc, e como é bom ver a idealização deste projeto se concretizando e se transformando neste maravilhoso blog. Parabéns a todos que se mobilizaram neste projeto!!!!!!!
ResponderExcluirConcordo Plenamente. A criação deste blog foi uma iniciativa indubitavelmente relevante para o incentivo da leitura. É muito bom saber que, embora haja um paradoxo do não interesse dos alunos acerca da leitura na escola - e, principalmente, fora dela -, há pessoas e mais ainda PROFESSORES que se importam com a necessidade destes alunos praticarem esse ato e fazem (no sentido do agir, literalmente)com que essa realidade mude. Parabéns a professora Jocileide pela iniciativa e aos alunos pelo interesse e pela dedicação na construção desse blog que, por sinal, está lindo.
ResponderExcluirProfessora Joci a ideia deu certo, muito bom o resultado! As publicações no blog confirmam isso. Valeu mesmo. Vamos dar continuidade, que mais alunos e alunas possam participar da dinâmica, isso é incentivo a leitura e apropriação da literatura. Espetacular
ResponderExcluir